Missa Tridentina em Manaus

Programação, notícias e artigos sobre a Missa Tradicional em Manaus

Sexta-feira Santa – Solene Ofício da Paixão de Nosso Senhor

O solene ofício da Paixão de Nosso Senhor é composto basicamente por quatro partes:

  1. As Leituras
  2. As Orações Solenes
  3. A Adoração à Santa Cruz
  4. A Sagrada Comunhão

Cada uma delas ricas com o tesouro bimilenar da Igreja Católica. O Ofício inicia com o tabernáculo aberto e vazio, uma vez que o Santíssimo Sacramento deve estar no altar da reposição, após a Missa de Quinta-feira Santa. O sacerdote inicia o ofício de estola preta, para realçar o caráter penitencial do rito, permanecendo assim até o fim da adoração à Santa Cruz. As leituras, extraídas do Antigo Testamento, realçam a promessa de Deus ao povo escolhido e as profecias que diziam sobre a Paixão de Nosso Senhor. Terminam com o relato da Paixão de Cristo segundo o Evangelho de S. João, o mais completo dos relatos.

As Orações solenes carregam as intenções mais urgentes que a Santa Igreja coloca diante de Deus, especialmente pelo Papa, pela hierarquia, pelos fieis, pelos governantes e por todos os que vivem fora da Igreja. O sacerdote coloca a capa preta e vai ao centro do altar realizá-las, sempre ajoelhando-se em cada oração.

Em seguida, no rito da Adoração à Santa Cruz a Igreja nos faz reverenciar a morte redentora de Cristo pela humanidade, enquanto o coro canta os Impropérios, que relatam de forma belíssima as censuras de Nosso Senhor aos judeus e compara os favores que concedeu ao povo escolhido com as injúrias que recebeu deles em retorno.

Por fim o ritual da Comunhão, onde o Santíssimo Sacramento é transportado do altar da reposição para a ser dado aos homens, como Nosso Senhor mesmo entregou-Se no alto da Cruz. Para isto, o sacerdote depõe a estola e capa preta e coloca os paramentos roxos.

Este dia memorável foi registrado nas fotos a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vinde, adoremos!